Veja os melhores shows de jazz e MPB em São Paulo, Rio, Brasília e mais
- Mario Mele
- 12 de jun.
- 4 min de leitura
Confira as apresentações imperdíveis pelo Brasil, entre 12 e 15 de junho

Tetê Espíndola revive a Era dos Festivais – SP
Com sua voz inconfundível, Tetê Espíndola sobe ao palco para celebrar os grandes momentos dos festivais que marcaram a música brasileira. No show A Era dos Festivais, ela é acompanhada pelo irmão, o violonista e cantor Sérgio Espíndola, em um mergulho nostálgico por canções que revelaram nomes de ninguém menos que Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina e Milton Nascimento. Um espetáculo para reviver a efervescência cultural dos anos 60 e 70. Casa de Francisca, SP; 12 de junho (quinta-feira), às 21h30; compre aqui.
Carlos Malta & Marcos Suzano no Clube do Choro – DF
Dois grandes nomes da música instrumental brasileira se encontram em Brasília para uma noite de pura criatividade sonora. O multi-instrumentista Carlos Malta, mestre dos sopros, e o percussionista Marcos Suzano, conhecido por revolucionar o pandeiro, sobem ao palco em um espetáculo marcado por improvisações, ritmos brasileiros e muita liberdade musical. Com carreiras consagradas no Brasil e no exterior, Malta e Suzano exploram possibilidades timbrísticas e rítmicas em uma parceria com muita conexão intuitiva — encontro imperdível para os amantes da "música brasileira improvisada". Clube do Choro, Brasília (DF); 12 de junho (quinta-feira), às 20h30; compre aqui.
Renato Borghetti e a Brasil Jazz Sinfônica: tradição gaúcha e orquestra – SP
O gaiteiro gaúcho Renato Borghetti, um dos nomes mais importantes da música instrumental brasileira, sobe ao palco com a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica para um concerto especial, em formação camerística. Com regência de João Maurício Galindo, o espetáculo celebra a riqueza da música nacional, mesclando arranjos orquestrais com ritmos do sul do país. No programa, clássicos de Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Tom Jobim e Egberto Gismonti abrem a noite com interpretações da orquestra. Em seguida, Borghetti e seu parceiro de longa data, o violonista e arranjador Daniel Sá, dão o tom regional à apresentação. A fusão da gaita-ponto, do violão e da linguagem sinfônica promete uma experiência sonora diferente. Cultura Artística – Sala, SP; 13 de junho (sexta-feira), às 20h; compre aqui.
João Donato por Maurício Orsolini Trio – SP O pianista Maurício Orsolini revisita a obra de João Donato em uma apresentação especial no Tavares Club, em São Paulo. Ao lado de Noa Stroeter (contrabaixo) e Pedro Prado (bateria), o trio mergulha no universo sonoro do mestre acreano da bossa-nova e do samba-jazz, trazendo à tona as sutilezas de discos como Muito à Vontade (1962) e Quem é Quem (1973). Entre harmonias elásticas e improvisos inventivos, o grupo recria temas icônicos, como “Amazonas” e “A Rã”, entre outros. Tavares Club, SP; 13 de junho (sexta-feira), às 20h; compre aqui.
Orquestra Típica ¡QueSeaTango! – Tangos Românticos - RS
Na sexta-feira, 13 de junho, o Café Fon Fon recebe a Orquestra Típica ¡QueSeaTango! para uma noite dedicada aos tangos mais românticos do repertório argentino. Em plena semana dos namorados, o grupo conduz o público por melodias intensas e apaixonadas, celebrando o amor com toda a emoção e drama típicos do gênero. A formação conta com Oritz Campos (voz), Gabriele Rigon (piano), Mano Monteiro (bandoneon), Cibele Bartz Rodrigues (violino) e Lucas Rocha (contrabaixo). Café Fon Fon, RS; 13 de junho (sexta-feira), às 21h; compre aqui.
Clayton Sousa Quartet toca Coltrane – SP
O saxofonista Clayton Sousa se apresenta com seu quarteto no tradicional All of Jazz em uma noite dedicada à obra de John Coltrane. Pode esperar liberdade e inventividade para recriar clássicos do mestre do saxfone em arranjos próprios, misturando reverência e experimentação. Com uma proposta “out of standard”, o grupo convida o público a mergulhar nas atmosferas cósmicas, espirituais e intensas que marcaram a trajetória de Coltrane. All of Jazz, SP; 14 de junho (sábado), às 21h30; compre aqui.
5 a Seco no Circo Voador — Lançamento do álbum “Sentido” – RJ
Após um hiato prolongado, o 5 a Seco retorna aos palcos com força total — e disco novo. No sábado, 14 de junho, o coletivo paulistano desembarca no Circo Voador para lançar Sentido, álbum inédito que marca uma nova fase do grupo formado por Vinicius Calderoni, Tó Brandileone, Pedro Viáfora, Pedro Altério e Leo Bianchini. Com participações especiais de Jota.Pê e Rubel, o show promete ser um reencontro emocionante com o público. Circo Voador, RJ; 14 de junho (sábado), às 20h; compre aqui.
Michael Pipoquinha apresenta “Sempre Vivo” — Tributo a Arthur Maia – SP
No palco do Blue Note São Paulo, o contrabaixista Michael Pipoquinha presta um merecido tributo a Arthur Maia — seu mentor e uma das maiores referências do contrabaixo brasileiro. Acompanhado por Felipe Viegas (teclados), Renato Galv Santos (bateria) e Josué Lopez (saxofone), Pipoquinha faz releituras da obra de Arthur, além de tocar clássicos da MPB que dialogam com sua essência criativa. Uma noite para celebrar o legado de um músico que transformou o contrabaixo com sua linguagem única, transitando entre jazz, samba e funk. Blue Note, SP, 15 de junho (domingo), às 19h; compre aqui.











Comentários