O fim de semana tem festivais de jazz gratuitos e imperdíveis em SP, RJ e MG
- Mario Mele
- 22 de ago.
- 5 min de leitura
Programação reúne nomes do jazz nacional e internacional, entre 22 e 24 de agosto, na capital, na serra e no interior.

Bourbon Street Fest celebra 20 anos com shows gratuitos no Parque Villa-Lobos
O Bourbon Street Fest celebra sua 20ª edição conectando Nova Orleans a São Paulo com uma intensa programação de blues, soul, jazz e R&B. O festival, criado em 2003, começa no domingo (24) com shows gratuitos no Parque Villa-Lobos, incluindo os das bandas americanas The Rumble e Orleans Street Jazz Band.
A festa segue até o dia 31 (domingo), com apresentações no Bourbon Street Music Club, em Moema, recebendo nomes como Ivan Neville & Nola All Stars Band e Danny Abel Hammond Quartet. O encerramento será na Rua dos Chanés, em frente à famosa casa de shows, também com acesso gratuito. Além da música, o festival oferece cardápio temático inspirado na gastronomia da Louisiana e drinques especiais.
Serviço: Bourbon Street Fest: >> Parque Villa-Lobos, São Paulo; domingo (24 de agosto), às 13h; Entrada gratuita. >> Bourbon Street Music Club, São Paulo; 24 a 31 de agosto, em diversos horários; ingressos
Mais informações: Instagram oficial do Bourbon Street Fest
Jazz na Serra – Santo Antônio do Pinhal (SP)
Em sua terceira edição, o Jazz na Serra promete transformar a Serra da Mantiqueira em palco de grandes encontros musicais. O festival será realizado entre 22 e 24 de agosto, com programação totalmente gratuita e apresentações de nomes consagrados da música instrumental brasileira, como o bandolinista Hamilton de Holanda, vencedor de prêmios Grammy, e a cantora Ellen Oléria.
A diversidade da agenda se completa com atrações como Trio Corrente, Americana Jazz Big Band, Vanessa Moreno & Salomão Soares, Sintia Piccin Sexteto e Dejavu Session.
A curadoria é assinada pelo trombonista Joabe Reis, que buscou equilibrar artistas emergentes e nomes já estabelecidos. O festival também tem como objetivo integrar a sofisticação do jazz com a beleza natural da Mantiqueira, estimulando a economia criativa local e atraindo visitantes para Santo Antônio do Pinhal, cidade próxima a Campos do Jordão.
Serviço:
Festival Jazz na Serra (3ª edição) Datas: 22, 23 e 24 de agosto de 2025 Horários: Sexta, das 19h às 22h; sábado, das 12h às 22h; domingo, das 11h às 14h Local: Boulevard Araucária e Praça do Artesão, Santo Antônio do Pinhal (SP) Entrada gratuita Mais informações: Instagram oficial do Jazz na Serra
Vilarejo Jazz Festival – Itaipava (RJ)
O inverno de Itaipava ganha trilha sonora especial com a realização do Vilarejo Jazz Festival, que acontece de 22 a 24 de agosto na Praça do Sol, no Shopping Vilarejo. O evento, gratuito, transforma o espaço em um lounge a céu aberto, unindo apresentações musicais, gastronomia e a atmosfera charmosa da serra.
A programação reúne diferentes vertentes do jazz, valorizando tanto a improvisação quanto a interação entre músicos e público.
Entre os destaques estão o grupo All That Jazz, que abre a edição na sexta (22), a cantora Maria Swenson e banda, e o guitarrista João Cantiber com seu quarteto, que se apresentam no sábado (23). O encerramento, no domingo (24), terá o grupo Jazzeando, que combina sopros, cordas e percussão em arranjos criativos.
Serviço: Vilarejo Jazz Festival Datas: 22, 23 e 24 de agosto de 2025Horários: Sexta-feira, às 18h30; sábado, às 17h30 e 19h30; domingo, às 15h Local: Praça do Sol – Shopping Vilarejo (Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava, RJ) Entrada gratuita Mais informações: Instagram oficial do Shopping Vilarejo
Festival Tudo É Jazz – Congonhas (MG)
O jazz vai invadir as ruas de Congonhas na noite de 23 de agosto, com a realização da 23ª edição do Festival Tudo É Jazz. O evento gratuito acontece na Praça Dom Helvécio, no Palco Pé da Ladeira, e reúne nomes consagrados do gênero, como o Quarteto Solar, No Stress e a cantora Augusta Barna, além de uma exposição temática que combina música com artes visuais.
Augusta Barna, cantora, compositora e atriz mineira de 22 anos, se destaca pelo estilo que mistura MPB, soul, hip hop e samba rock. Com três álbuns lançados — Cantora de Ruídos (2021), Sangria Desatada (2022) e Na Miúda (2024) —, a artista traz ao público o lirismo em suas interpretações, conquistando reconhecimento no cenário musical brasileiro. O festival promove ainda intercâmbio entre diferentes gerações e nacionalidades, conectando músicos de Minas Gerais e de outros estados.
Além dos shows, a programação inclui a exposição “Ella & Dolores”, que imagina encontros possíveis entre Dolores Duran e Ella Fitzgerald, com direção criativa de Ronaldo Fraga e fotografia de Rodrigo Januário. A cenografia é assinada pelos arquitetos Clarissa Neves e Paulo Waisberg, oferecendo ao público uma experiência artística completa.
Serviço Festival Tudo É Jazz 2025Data: 23 de agosto Local: Centro Cultural da Romaria (Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 153, Centro, Congonhas – MG) Programação: 19h – Quarteto Solar | 20h30 – No Stress | 22h – Augusta Barna Entrada: Gratuita Mais informações: site oficial do Festival Tudo É Jazz | Instagram oficial
11º Festival de Jazz Manouche – Piracicaba (SP)
O Parque do Engenho Central, em Piracicaba, recebe de 22 a 24 de agosto a 11ª edição do Festival de Jazz Manouche. Com entrada gratuita, o evento internacional reúne músicos da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, em um intercâmbio artístico para comemorar o mês de aniversário da cidade. Entre os destaques estão Robin Nolan (Inglaterra), Denis Chang (Canadá), Django Sessions (Argentina), Pat Zakarian (Armênia/Kuwait) e Bina Coquet (Brasil).
As apresentações começam na sexta-feira (22), às 20h, no palco interno do Teatro Erotides de Campos, com Pat Zakarian e Denis Chang, sendo necessário retirar ingressos com 1h de antecedência. No sábado (23), o palco externo do Teatro do Engenho recebe Yan Cambiucci Trio, Mash Strings, Hot Club International, Robin Nolan, Django Sessions e Bina Coquet, das 15h às 20h. O festival termina no domingo (24) – das 10h às 12h –, com Hot Club de Piracicaba, Victor Angeleas e a Eloy Porto Neto “in memoriam” Jam Session, com músicos convidados.
O festival é respeitado entre os músicos do estilo, no país e no exterior, sendo muito bem acolhido pelo público piracicabano. O evento também reforça a importância do Parque do Engenho Central como um pólo cultural da cidade.
Serviço 11º Festival de Jazz Manouche Data: 22 a 24 de agosto de 2025 Local: Teatro Erotides de Campos e área externa do Parque do Engenho Central (Avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende, Piracicaba) Programação: Sexta 22/08, às 20h; Sábado 23/08, 15h às 20h; Domingo 24/08, 10h às 12h Entrada: Gratuita Mais informações: Instagram oficial do Festival de Jazz Manouche











Comentários