Marshall Allen estreia aos 100 anos e quebra recorde histórico
- Alexandre Duarte

- 12 de set.
- 2 min de leitura

Definitivamente, temos um recorde aqui. O saxofonista Marshall Allen faz sua estreia com um álbum próprio aos 100 anos de idade, superando o recorde anterior do participante de reality show Colin Thackery como a pessoa mais idosa a lançar seu primeiro disco.
Emblemático, mais longevo e fiel integrante da Arkestra de Sun Ra, em suas mais variadas formações desde os anos 1950, o músico continua carregando o legado do importante inovador ao mesmo tempo que demonstra fôlego para desenvolver seu trabalho autoral no disco New Dawn, recém-lançado.
Em sete faixas, Allen mostra que a marca de seu mestre continua forte, mas seu som ousa com a inclusão de diversos instrumentos de corda em uma banda que reúne mais de vinte músicos, entre eles o baixista Jamaaladeen Tacuma, da banda do saxofonista Ornette Coleman nos anos 1970 e 1980, e Neneh Cherry, filha do trompetista Don Cherry, que canta na música que dá título ao disco.
O som que remete à Arkestra perpassa o disco, que fecha com uma versão de Angels and Demons at Play, de Sun Ra. A bela balada New Dawn, única faixa com vocal — a cargo de Neneh Cherry — é pontuada pelos instrumentos de corda, pela elegante guitarra de Bruce Edwards e por um delicado solo de Marshall.
Are You Ready traz uma brisa de orquestra dos anos 1950, fase em que o saxofonista fez diversas das principais gravações com a Arkestra de Sun Ra. Boma, a música mais longa do disco, com 10 minutos, apresenta uma sessão rítmica poderosa e uma orientalidade que remete ao afrofuturismo tão explorado por Allen nos discos ao lado de seu mentor.
Aos 100 anos de idade, o debut de Marshall Allen é uma estreia calejada, surpreendente e bem-vinda, já que raramente os músicos que mais tempo acompanharam Sun Ra gravaram fora da sua banda. Ao lado de John Gilmore, Marshall foi o principal sopro da Arkestra, que agora surge para mostrar que talento não tem idade.
New Dawn
Marshall Allen
Mosley Music
Nota: 7











Comentários