Sly & the Family Stone – lado B
- Mario Mele
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Funk com alma gospel, pegada rock e alta dose de psicodelia. A seguir, o lado menos conhecido - com alguns clássicos, claro - de uma banda que pregou união em tempos de separatismo
1. Trip to your Heart - Psicodélica, dissonante, modal. Com um refrão power e uma base funk raiz, essa faixa lançada do álbum A Whole New Thing é atemporal.
2. Dog - União do rock psicodélico com o soul clássico dos anos 1960.
3. I Hate to Love Her - Uma faixa sutil de A Whole New Thing, com os vocais graves do baixista Larry Graham, o inventor do slap.
4. We Love All - Timbre de órgão e guitarra, calmarias providenciais e vocais ousados para um funk dos anos 1970.
5. I’ll never Fall in Love Again - Funk music, ou jazz rock quebrado, que muitas vezes chega a lembrar a banda Tower of Power.
6. Jane Is a Groupee - O funk ácido de Sly explora, na letra, a relação entre artista e fã.
7. Sorrow (Instrumental) - A guitarra de Freddie Stone é uma aula de funk – quem sabe uma faculdade – que influencia instrumentistas e bandas até hoje.
8. Sing a Simple Song - Lançada em 1968 como lado B de "Everyday People", esta faixa é um clássico soul/funk, com trechos falados por Cynthia Robinson, uma das fundadoras da banda.
9. Sex Machine (Instrumental) - Faixa influente do álbum Stand (1969). Prince fez um cover, George Clinton a mencionou em sua autobiografia e certamente até Miles bebeu da fonte para gravar seu álbum On The Corner (1972).
10. My Gorilla Is My Butler (Instrumental) - Pedrada do funk do começo dos anos 1970, era a preferida de muitos adoradores desse gênero.
11. That's Pretty Clean (Instrumental) - Não é puramente funk, mas é nitidamente Sly & the Family Stone.
12. Frisky - Só para sair um pouco do padrão dessa playlist, uma das obras-primas do álbum Fresh que despertam sensações.
13. Keep On Dancin' - Dizem que Sly estava zombando de si mesmo ao compor o groove preguiçoso que conduz esta faixa.
14. Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be) - Versão – com muita personalidade – de um clássico composto por Jay Livingston e Ray Evans, e eternizado por Doris Day no filme O Homem que Sabia Demais (1956), de Alfred Hitchcock.
15. Crossword Puzzle - Uma faixa que é puro suco do funk de Sly Stone, mas que não foi muito tocada quando foi lançada em 1975, no álbum High On You.
16. Time for Livin' - Primeiro single do álbum Small Talk, "Time for Livin’" destaca os vocais poderosos do grupo Little Sister, liderado por Vet Stewart.
17. Positive (Instrumental)
Uma faixa instrumental incendiária, que influenciou desde músicos e bandas, como Soulive, até estilos como o acid jazz, para deixar você querendo mais funk.











Comentários