top of page

O voo livre, e ao vivo, da saxofonista francesa Muriel Grossmann

Capa de álbum MGQ Live in King Georg, da saxofonista Muriel Grossmann
Capa de álbum MGQ Live in King Georg, da saxofonista Muriel Grossmann

Nascida na França, a saxofonista Muriel Grossmann cresceu na Áustria e, desde que começou sua carreira nos anos 2000, tornou-se uma das mais interessantes e originais vozes (leia-se, sopros) do atual jazz europeu. Começou liderando seu próprio quarteto quando se mudou para Barcelona, em 2002, e, em 2023, chegou a gravar um de seus muitos discos, Devotion, pelo selo de Jack White, o Third Man Records – que vem relançando, em edições primorosas, alguns discos da Impulse! Records e Blue Note. Mas essa é outra história.


Prolífica, acaba de lançar seu vigésimo disco desde sua estreia solo, em 2007. O álbum MGQ Live im King Georg, Köln reforça seu talento com um show ao vivo em Colônia, na Alemanha. Gravado no dia 11 de novembro de 2022, mas lançado apenas agora, o registro traz seu quarteto formado por Radomir Milojkovic na guitarra, Abel Boquera no órgão Hammond e Uros Stamenkovic na bateria. Ela mesma alterna entre os saxofones tenor, alto e soprano.


De cara, a formação já chama a atenção pela quebra na expectativa do ouvinte. A combinação guitarra–Hammond–bateria remete, aos ouvidos mais experientes, ao soul jazz e ao jazz-funk fartamente explorados, principalmente, entre os anos 1960 e 1970. Porém, o que temos aqui segue outra via, provando que a inventividade de Muriel alça voos surpreendentes entre o spiritual jazz e o post-bop, sem se esquecer do balanço.


Alternando nos três tipos de saxofone, ela comanda um quarteto que ganha um som encorpado graças à presença do Hammond de Boquera, enquanto a guitarra de Milojkovic incorpora elementos do blues em vários de seus solos, criando uma música ao mesmo tempo ousada e palatável.


A unidade do quarteto também é outro aspecto que chama a atenção, permitindo solos extensos e improvisações que estendem a maioria das sete faixas do disco (quatro na versão em vinil) para mais de dez minutos.

Muriel é uma artista que merece reconhecimento para além das fronteiras europeias, uma renovadora que inventa e se reinventa para fazer um jazz relevante e universal.


MGQ live im King Georg, Köln

Muriel Grossmann

Dreamland Records/Power House Records

Nota: 9


Comentários


bottom of page