“Jazzy” Luedji
- Mario Mele
- 9 de jul.
- 2 min de leitura
Consolidar-se como uma das grandes cantoras brasileiras da atualidade fez bem à baiana Luedji Luna. Aos 38 anos, ela está na fase mais criativa e intensa da carreira. Em maio, lançou seu quarto álbum de estúdio, Um Mar Pra Cada Um, e, em um mês depois, o quinto: Antes Que a Terra Acabe. Ela também chega mais "jazzy" do que nunca, com faixas cheias de improvisos, climas sonoros interessantes e participações de peso. Confira isso a seguir, nesta playlist que montamos somente com a nata de seus dois últimos trabalhos.
1. Dentro Ali (com Nubya Garcia) – Um Mar Pra Cada Um, – Releitura de seu famoso som de 2017, agora com o sax da inglesa Nubya Garcia e um clima acid jazz.
2. Kyoto – Um Mar Pra Cada Um, – Vocal aveludado e arranjo irretocável que criam uma vibe noturna delicioso.
3. Salty (com Takuya Kuroda) – Um Mar Pra Cada Um, – Incrível que, mesmo cantando em português, Luedji criou uma música que tem improvisos e que não fala apenas um idioma.
4. Harém (com Liniker) – Um Mar Pra Cada Um, – Faixa romântica na letra e quebrada nos beats, com uma participação especial que parece ter nascido com a composição.
5. Rota – Um Mar Pra Cada Um, – Atmosfera sofisticada com timbres delicados e orquestrados em uma faixa construída nos detalhes.
6. Gamboa – Um Mar Pra Cada Um, – Eis que surge o Brasil: uma homenagem à exótica praia de Salvador, que ganha batida de samba-jazz e improvisos.
7. 4hz – Um Mar Pra Cada Um, – Uma vinheta feminista necessária, declamada com um groove ao fundo.
8. Farol da Barra (com Toty Sa'Med) – Antes Que A Terra Acabe – Salvador no horizonte de novo, agora com o toque do angolano Toty Sa'Med para deixar esta faixa ainda mais deliciosa.
9. Mara – Antes Que A Terra Acabe – Composição que dialoga com os versos de “Beijo Partido”, do mineiro Toninho Horta, e traz um solo de sax sobre uma “sonoridade haze”, antes de finalizar com a voz de Milton.
10. Ímã – Antes Que A Terra Acabe – Rimas e sonoridades que evocam o lirismo e os jogos de palavras de Djavan – sobre um arranjo bem sofisticado.
11. Outono (com Robert Glasper) – Antes Que A Terra Acabe – Voz serena, clima ameno e toda a sofisticação do pianista Robert Glasper – um encerramento perfeito para mostrar a transitoriedade de tudo.











Comentários