top of page

Jazz, Blues e Soul - As 10 Favoritas de Lou Reed

Esta seleção aponta para o universo sonoro que Lou Reed admirava — especialmente nos lados mais crus, emocionais e inventivos do jazz e do soul. Ele se interessava pelo som sujo, sincero e livre, que desafia formatos e, sobretudo, é criado na hora. Pouco antes de morrer, em 2013, Lou compartilhou uma lista com suas 100 músicas favoritas. A primeira da fila? “Lonely Woman”, de Ornette Coleman. Esta faixa — e outras 9 do universo do jazz, blues e soul que ele admirava ao máximo — estão nesta playlist. É algo que confirma que ele tinha ouvido apurado e estava sempre com o coração aberto para viver o novo.



1. “Lonely Woman”, Ornette Coleman – Tema profundo, espontâneo e desconcertante — marco do free jazz.


2. “Old Rugged Cross”, Rahsaan Roland Kirk – Um sermão sobre os pesos e os desafios da vida, que vira jazz em sua forma mais pura e swingada.


3. “When Sunny Gets Blue”, Chris Connor – Balada lírica e melancólica interpretada pelo timbre poderoso dessa cantora americana.


4. “My Funny Valentine”, Chet Baker – Um dos clássicos que Chet simplesmente tomou para si. 


5. “Someone To Watch Over Me”, Jimmy Scott – Uma interpretação comovente do clássico de Gershwin, marcada por sua voz única e intensa carga emocional.


6. “Night Time Is The Right Time”, Ray Charles – Soul ganhando corpo, groove e tensão emocional de uma voz que influenciou muita gente.


7. “Bring It To Jerome”, Bo Diddley – Antes do Shazam, as pessoas levavam uma vida para descobrir quem cantava essa pérola do blues e R&B.


8. “The Fat Man”, Fats Domino – Eletrizante, como tudo que saía dos dedos e da alma de Fats Domino.


9. “Mean Old World”, Sam Cooke – Cooke está doce, apresentando sua soul music e R&B, com uma voz incrivelmente natural e uma entrega suave e sem esforço.


10. “Try A Little Tenderness”, Otis Redding – Uma interpretação apaixonada que se tornou um de seus maiores sucessos até hoje e um destaque dos shows ao vivo de Otis, que morreu aos 226 anos.

Comentários


bottom of page