Hélio Delmiro: guitarra, voz & violão
- Mario Mele
- 19 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jun.
Celebrando as seis cordas elegantes e criativas de um dos grandes nomes da nossa música
1. Fé Cega, Faca Amolada – A parceria com o cantor Augusto Martins resgata algumas preciosidades da MPB como esta — e mostra um Hélio 100% em forma.
2. Sinal Fechado – Mais uma interpretação com Augusto Martins, com Hélio entortando a harmonia e soltando frases inesperadas nesta canção triste e emblemática de Paulinho da Viola.
3. Samambaia – Faixa-título da inesquecível parceria entre Hélio Delmiro e Cesar Camargo Mariano. Um clássico da música instrumental brasileira.
4. Round Midnight – Hélio cantarola a melodia deste clássico do jazz, num duo bem descontraído com o guitarrista Nelson Faria.
5. Marceneiro Paulo – Versão nervosa do de violões Guanduo Brasil (Fabian Zeller e Juliano Camara) para uma das composições mais célebres de Hélio — sim, no mundo do violão, Hélio era muito famoso.
6. Pr’o Baden – No álbum gravado em 1999 com o pianista americano Clare Fischer, Hélio mostra virtuosismo em uma homenagem solo ao ídolo, Baden Powell.
7. Compassos – Tema autoral gravado ao vivo nos anos 1980, no Cultura Artística (SP). Hélio é pura ousadia: improvisa assobiando, criando um interessante contraponto com o violão.
8. Gente Humilde – Quem diria que daria tão certo a parceria improvável entre Renato Russo e Hélio Delmiro?
9. Garota de Pano – Uma homenagem sincera à Bossa Nova — e a uma fã espanhola que Hélio conheceu no Facebook. É ela quem estampa a capa deste single.
10. Ponteio – Bem ao seu próprio estilo de interpretar o jazz fusion, Hélio dá um clima novo a este clássico de Edu Lobo.
11. Ilusão à Toa – Hélio gostava de cantar… E aqui, homenageia Johnny Alf, ou Genialf, como esse rei subestimado da bossa nova era chamado por ninguém menos que Tom Jobim.











Comentários