top of page

Entre saúde mental, racismo e romantismo, Stefanie estreia com um álbum potente

Atualizado: 5 de jul.


ree

O rap brasileiro festeja! Saiu, finalmente, o álbum de estreia da MC Stefanie e o trabalho faz jus à expectativa gerada. Quem acompanha a cena, sabe que ela já faz a diferença há mais de duas décadas. A rima, a base e a virada no arranjo de “Coroa de Flores” (ótimo single de 2021), por exemplo, já anunciavam que ela está entre as melhores e não é de hoje. Mais do que isso: suas participações em projetos como Simples, Pau de Dá em Doido e Rimas & Melodias sempre evidenciaram um talento não só raro como muito autoral.

 

Tudo isso se confirma em BUNMI. A caneta está afiada e os versos passeiam por assuntos diversos como saúde mental, romance e racismo. A fluência da escrita encontra conforto na versatilidade do vocal – que pode acelerar e cadenciar, quebrar os compassos e se aventurar por melodias cantadas.

 

Com uma trajetória tão longa, era de esperar que a artista chegaria bem acompanhada no seu primeiro disco solo. A produção no capricho é assinada por Daniel Ganjaman e Grou, Jonathan Ferr toca o piano na lírica “Mundo Dual” e as cantoras Mahmundi e Luedji Luna embelezam o repertório (em “Fugir Não Adianta” e “Puro Love”, respectivamente).


Quando ela divide o microfone com outros rappers, a casa cai. “Por um Fio”, com Rodrigo Ogi, é um esculacho! Em “Outra Realidade”, ela convoca outras mulheres (Cris SNJ, Iza Sabino e Nega Gizza) para rimar com ela e dá o papo reto com dois pés no peito: “hoje eu tô de prontidão e cêis nasceu com tudo pronto / sem saber o que é fazer milagre com cinquenta conto”.

 

O ápice vem em “Maat”, com Rashid, Kamau, Emicida e Rincon Sapiência. Completamente à vontade, Stefanie pede a palavra depois do desfile de rimas de quatro dos mais badalados rappers do momento e quebra tudo com os versos derradeiros: “hey, jogadora de nível hard / sem fazer alarde / prova viva de que nunca é tarde / eu vou sambar, aguarde, na cara de quem me preteria / então podem me chamar de rainha dessa bateria”. Ninguém duvida.


BUNMI

Stefanie

Jambox

Nota 7,5


Comentários


bottom of page