Do rock ao bop, o francês Yacouba Trio inicia uma nova viagem
- Ramiro Zwetsch

- 12 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jun.

Do hard rock para o hard bop: quem conhece o baixista francês David “Yacouba” Jacob por conta de seu trabalho na banda Trust, certamente vai se surpreender com o álbum Ouida Road. Com oito faixas compostas por Jacob, o disco marca a estreia do Yacouba Trio e desvenda não só a veia jazzística do instrumentista como apresenta suas habilidades com o contrabaixo acústico – algo desconhecido para os fãs do Trust, banda influente na cena de hard rock e heavy metal europeus, formada em 1977 e com 12 discos de estúdio lançados.
O baixista integra o Trust desde 1996 e, muito embora a boa técnica e o virtuosismo já aparecessem nos trabalhos da banda, Ouida Road leva o músico para um novo patamar. A qualidade das composições chama atenção desde a primeira faixa, “Why Tea”, e é perceptível o esforço em prestar um tributo sincero ao hard bop dos anos 50 e à obra de mestres do gênero como o baterista Art Blakey, o trompetista Lee Morgan e o pianista Horace Silver.
Embora tenha um longo percurso para percorrer para se aproximar do nível de excelência dos gigantes do jazz, o Yacouba Trio larga bem com seu disco de estreia e apresenta um potencial de evolução a partir, principalmente, das boas linhas melódicas e do bom entrosamento de Jacob com o pianista Nicolas Nöel e o baterista Hakim Molina. Um dos destaques do repertório é “Hell Heaven Blues”, que evoca a batida do samba-jazz brasileiro. “Ouida Road” apresenta uma estrada promissora, agora o tempo dirá se o trio terá a inspiração necessária para encarar as curvas da originalidade sem capotar na mesmice.
Ouida Road
Yacouba Trio
Deviation Records
Nota 6











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