A finesse de Filó Machado
- Mario Mele
- 21 de jun.
- 2 min de leitura
Uma seleção de um compositor que sabe tratar bem a música
1. Je viens te dire la vérité - Letra de Filó Machado e música de Michel Legrand. Gravada no disco Milagre da Canção, nasceu de uma amizade profunda entre os dois.
2. Tarde de Novembro - Gravada no álbum A Música Negra de Filó Machado, traz os vocais da filha, Isabela Mestriner Machado, cantora lírica.
3. Quando Se Quer Amar - Essa faixa faz parte de um álbum essencial, onde Filó canta e toca todas as músicas. As letras são de diferentes compositoras.
4. Baião do Porão - Do álbum A Música Negra de Filó Machado, o título veio da ideia da produtora. Um disco marcado pela afirmação da comunidade preta.
5. Cisne Negro - Faixa-título do álbum composto exclusivamente por parcerias com Aldir Blanc – uma amizade de mais de 40 anos.
6. Boca de Dendê - Victor, filho de Filó, participa remixando a base original. A faixa ganhou elementos de hip-hop e uma nova camada de energia.
7. Origens (com Djavan) - Faixa que dá nome ao álbum Origens, com participação especial de Djavan. Uma colaboração marcante na carreira de Filó.
8. Jogral - Composta com José Neto, ganhou letra de Djavan e foi gravada por ele no álbum Seduzir. Filó tocou guitarra e iniciou várias parcerias a partir daí.
9. Dom Bosco - Gravada no álbum Origens, conta com a participação de Léa Freire nos vocais. Mais uma colaboração sensível e significativa.
10. Quero Pouco, Quero Muito - Apareceu duas vezes no Fantástico graças ao apoio de José Maurício Machline, grande incentivador de Filó.
11. Terras de Minas - Também levada ao Fantástico, virou trilha de novela.
12. Canto Fatal - Faixa-título do álbum que reuniu convidados como Antonio Adolfo, Jane Duboc e a banda Sururu de Capote. Uma celebração coletiva com parceiros de longa data.
13. Ponta de Faca no Peito - Obra-prima do primeiro álbum de Filó, Viver e Sonhar.











Comentários